Minha mente o hotel mais caro do mundo - Devocional

Selecione o dia que deseja e, em seguida, clique na passagem bíblica para a leitura.

Dia 1 - “Não creio em nada”

João 11:37-45

De onde o ser humano terá herdado tamanha incredulidade para fazer afirmações tão ousadas como essa? Pois saiba que podemos ser e obter muitas coisas quando cremos na palavra de Deus! Incredulidade é um espírito maligno de cegueira: o incrédulo oferece os olhos do seu entendimento para serem cegados pelo deus deste século. Mais do que isso, o incrédulo deixa-se sujeitar, deixa-se subjugar pelo deus deste século e não consegue perceber a luz que vem do evangelho. Em sua cegueira, o incrédulo não conhece a imagem de Deus, que é Cristo, e por isso não consegue ser transformado. O incrédulo não agrada a Deus. A verdade é que não crer em Deus não é uma opção: é uma perversão.

Por que não acreditar que há um Deus, que Ele é maior do que o homem e que se comunica através de Sua palavra, a Bíblia? Como uma mãe que ao sair deixa um bilhete para os filhos, dizendo a eles aonde foi, se irá demorar ou não, e as instruções para que fiquem seguros e satisfeitos até que ela volte à casa e os encontre perfeitos — “Tem comida na cozinha!”, “Não saiam de casa”, “Não mexam com nada perigoso”, etc. —, e o faz baseada na obediência dos filhos às suas instruções, assim as palavras da Bíblia nos instruem sobre como proceder. E a Bíblia não é uma cartilha religiosa, mas um manual de instruções de um Pai que nos criou à Sua semelhança. Por que então preferimos crer em tudo que ouvimos por aí e nutrimos uma insegurança, talvez até uma desconfiança quanto à Palavra de Deus? Pergunte hoje ao seu coração se, lá dentro dele, existe alguma raiz de rebelião, algum instinto qualquer que o leve a contrariar ou até a desobedecer quando você é instruído por Deus. Não deixe para amanhã, é possível que você experimente grandes vitórias através deste pequeno passo.

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 2 - Pare para ouvir

Jeremias 17:5-10; Provérbios 3:7

Conheci pessoas que viveram suas vidas celebrando a sua forma rebelde de viver. Consideravam-se, com isso, corajosas, seguras, e assim pensavam porque eram capazes de duvidar, de contrariar e de confrontar tudo o que ouviam. Isso muito me faz lembrar aquelas crianças que ao começarem a dar seus primeiros passos são tão autoconfiantes! O papai, que está observando tudo, já viu que o próximo passo adiante delas é uma descida, mas elas não querem ajuda, pois acreditam que sabem descer as escadas por si mesmas… Ainda hoje somos crianças, embora “crianças grandes”, depois “crianças casadas”, “crianças enrugadas”… E sempre confiantes no próprio discernimento.

Aos setenta ou oitenta anos, é comum uma pessoa achar que já pode definir a vida, definir a si mesma, e, baseada em sua experiência, achar que pode falar sobre coisas — mesmo sobre as que não conhece — a partir de observações ou de experiências próprias. Porém, o que são oitenta ou cem anos diante de uma humanidade que já existe há milhares de anos e que, se por um lado conseguiu alguns acertos, por outro cometeu erros sem fim? Nossa sociedade nos apresenta hoje um acúmulo de sabedoria puramente humana: “Não faça assim, faça assado; confie nisso, não confie naquilo!” E, quando olhamos os resultados à nossa volta, concluímos que a sabedoria humana é cada vez menos confiável. Cada vez temos menos compromisso com as declarações dadas por nós. Cada vez ocorrem mais mudanças de valores. Cada vez menos encontramos verdades. O homem que confia no homem está mergulhado num oceano de dúvidas e sujeito ao engano da mente humana. A palavra de Deus nos diz que o homem que confia no Senhor é feliz e, mesmo em tempos de crise, dá frutos. Seja qual for a situação ou a voz que esteja colocando a sua fé em risco neste momento, não permita que permaneça. Pare para ouvir o Espirito Santo, Ele é dono de toda a sabedoria.

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 3 - A saída

Salmos 119: 1-8, 33-35, 98-103

Quando você está no meio de um oceano, não busca por uma tábua, mas por uma rocha. Quando se está à procura da verdade se percebe que não há pureza na sabedoria humana, mas orgulho, autoconfiança, vaidade… Como você iria confiar no homem, que é um ser humano como você, cheio de guerras interiores, muitas perguntas e muitos gigantes não vencidos? Por que confiar no homem e não em Deus. Na Bíblia encontramos a sabedoria que precisamos para dar passos cada vez mais seguros. Precisamos lê-la como quem respira um balão de oxigênio no meio da fumaça escura dos incêndios da vida. Saiba que é isso que dá sentido ao seu caminho e produz a fé à prova de crises que tanto desejamos. Ore e peça a Deus que lhe dê compreensão da Sua Palavra neste dia

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 4 - Simplesmente crendo

Isaías 54:17

Certa vez uma pessoa procurou-me pedindo ajuda e conselho sobre um momento de crise que atravessava. Logo pude perceber que não havia confiança em Deus na mente dela e tampouco disposição para receber os Seus ensinamentos. Quando percebi que a pessoa nutria em seu interior soberba e rebelião, e que suas palavras eram cheias de desprezo por Deus, imediatamente posicionei a conversa dizendo: “Se você precisa de ajuda, já que o seu caminho não a levou a lugar algum, atravesse essa linha que está entre nós, pois não há o que fazer se a linha da descrença não for ultrapassada.” Há pessoas que preferem confiar na ajuda de outras pessoas a buscar a ajuda de Deus. Deixe Deus ser Deus. Não O coloque dentro dos seus limites. Renuncie à incredulidade; abandone-a de uma vez por todas. Frustre qualquer conspiração contra você simplesmente… crendo. Se você crê plenamente no Senhor, Ele te garante e te dá direito a uma herança de triunfo: você pode condenar toda a voz que vier contra você!

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 5 - A linha divisória

Marcos 9:20-27

Muitas vezes a fé em Deus não nos “vem naturalmente” pelo estilo de vida que vivemos, mas nos chega por uma decisão que tomamos ao ouvir a palavra de Deus: a decisão de abandonar a obstinação do coração e permitir que se manifeste a vida de vitórias sobrenaturais que a palavra de Deus nos promete. Preste atenção: sua decisão é a linha divisória entre dois mundos. Algumas vezes, como os discípulos de Jesus o fizeram, diremos: “Eu creio Senhor, ajuda-me na minha falta de fé.” Quando nosso entendimento é afetado pelo medo, insegurança ou por qualquer outro pensamento prejudicial, passamos a enxergar as coisas de forma equivocada e lhes atribuímos um impacto desproporcional em nossas vidas. Nesses momentos, damos maior peso e importância ao que vemos, e achamos que nossa fé é pequena demais ou até insuficiente para mudar alguma coisa. Sabemos até que conseguiremos crer, mas a fé parece raquítica demais para enfrentar o gigante à nossa frente. Não sei se você tem o hábito de frequentar academia ou fazer exercícios, mas pense comigo: a medida que você estabelece regularidade nos seus exercícios você alcança mais resistência e força você. A fé, da mesma forma, é como um músculo que deve ser exercitado. Quanto mais fortalecida for, mais desafios suportará.

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 6 - Decida crer diante do medo

Gênesis 3:7-11

O medo é o campeão número um em nos fazer desacreditar a fé que temos. Aliás, o medo é um dos sentimentos expressados pelo primeiro homem: Adão. Após desobedecer a Deus, Adão descobriu que estava nu e sentiu medo ao ouvir a voz de Deus chamando-o no jardim. Adão inaugurou aquela coisa terrível que sentimos quando olhamos para nossa falta de recursos para enfrentar o que é desconhecido ou grande demais para nós. Por isso, de um modo interessante, as proporções das coisas se inverteram e o medo de Adão lhe parecia maior do que o Deus que tudo criara. Veja que interessante: ainda hoje, nós, da mesma forma, sentimos medo quando estamos diante de algo que nos parece muito grande ou desconhecido. Então, quando você não sabe como vai lidar com algo, o medo chega: o medo de não ter recursos suficientes para combater aquilo que o ameaça, por exemplo. Se o médico diz que sua criança está doente, você não sabe se ela é forte o suficiente para resistir àquele mal — não sabe sequer se Deus vai responder à sua oração… Então o medo entra. Costumo dizer que o medo é um monstrengo com muitos filhos, e estes têm a mesma fisionomia do seu pai. Eles vêm em sequência, uns após outros, nos ameaçar, fazer suas caretas, gritar sons arrepiantes para nos dobrar diante das pequenas situações do dia a dia, até que, finalmente, em meio a uma situação mais complexa, reconhecemos que estamos diante dele: O MEDO.

Diariamente devemos enfrentar os pequenos medos, os filhotes do medo, usando a nossa fé e a determinação de não ficarmos à espera de que os maiores problemas cheguem até nós para nos posicionarmos. Os pequenos medos são, por exemplo, o de andar dentro de casa no escuro, o de que o resultado de um exame médico possa revelar algo ruim em nosso corpo… é o medo. Desde que descobri esses filhotes de medo, mudei a minha postura e passei a enfrentá-los: por exemplo, eu busco agua à noite na cozinha; não espero mais aquele inseto (leia-se a barata!) vir na minha direção: vou ao encontro dele e o esmago antes. Passei a não esperar que as situações fizessem caretas para mim; decidi ir ao encontro delas de mãos dadas com meu grande Pai. Viva o dia de hoje com todas as dificuldades que ele pode trazer com a seguinte declaração: Não tenha medo somente creia. Você verá a sua fé abrindo caminho onde antes não existia.

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 7 - Estou cooperando comigo

2 Coríntios 10:4,5

Eu e minha família estávamos num belo restaurante, quando, antes que a refeição chegasse à mesa, levantei-me para ir ao banheiro. Diante da porta do banheiro havia um balde com água e ao lado dele uma vassoura que parecia ter sido esquecida. Até aí eu não imaginava o que estava para acontecer. Foi quando, do outro lado do corredor, eu vi caminhando na minha direção um animal com cerca de trinta centímetros, pelo marrom acinzentado. Pensei: “O que este animal tão robusto (para não dizer gordo, mesmo) está fazendo aqui?  Em milésimos de segundos, minha memória fez um bom trabalho, pesquisou meus arquivos mentais e, subindo em sua cadeira, gritou: “corra! Isso é um ratoooo!” Pensando no grande número de mulheres e crianças presentes, achei que uma tragédia estava para acontecer. Dei um passo para trás e pensei o que eu poderia fazer que não fosse correr de volta ao salão e pegar a bolsa para ir embora. Apontei o animal para um rapaz que se aproximava — e, num relâmpago, o rapaz sumiu. Vi a faxineira e fiz um sinal para ela chamar alguém. O segurança chegou, olhou o rato, e exclamou: “Alguém precisa fazer alguma coisa!” Falei bem baixo: “Chamem o gerente!” Este chegou e saiu logo também (acho que ele se lembrou de algum outro compromisso). Então pensei: “Isso é comigo!”, enquanto o bem nutrido animal andava lentamente na direção do balde. Puxei a toalha da mesa mais próxima, me preparei para atacar, e, quando o animal ficou de pé para olhar o balde, eu, num voo, o empurrei com a toalha para se afogar ali mesmo. Pedi a alguém outra toalha enquanto eu me certificava de que tinha terminado o serviço. Trouxeram um grande saco de lixo em que foi colocado o balde e o “defunto”. Entreguei o grande saco ao gerente, sugerindo: “Você precisa cuidar melhor desse lugar!” Não sei se os ratos daquele restaurante foram exterminados, mas o que eu vi teve um significado especial para mim: ele era o meu rato! Eu precisava dele e da experiência de aprisioná-lo para me assegurar de que quero vencer todos os filhotes do medo de todos os lugares, tamanhos e formas em que eles vierem para me atemorizar. Tempos depois voltei ao mesmo restaurante e vi que fora reformado e agora tinha nova direção. Surpreendentemente alguém me disse: “Acho que me lembro de você… Você não é a matadora de ratos”?! Não sei se esse título me capacita a concorrer a alguma premiação ou medalha — só sei que minhas atitudes estão sempre cooperando comigo para enfrentar medos maiores. Você entendeu como se vence pensamentos de medo que se levantam contra o que Deus quer realizar na sua vida? Aprisionando-os, levando-os à obediência de Cristo. Se você está submisso a Deus, você está pronto para punir todo pensamento intruso e desobediente.

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 8 - A batalha do dia a dia

Êxodo 14:13-25

Um dia estive cara a cara com o espírito do medo enquanto meu marido e eu orávamos em nosso quarto. A presença desse medo fazia tremer involuntariamente todos os meus músculos e não havia nada que aquecesse as minhas mãos e pés. Mas num dado momento eu me lembrei do episódio do rato e principalmente da palavra de Deus, que diz: “O perfeito amor lança fora o medo.” Então eu disse com determinação para aquilo que me fazia tremer: “Sei quem você é: O MEDO. Mas o AMOR do meu Deus está comigo e você tem que fugir: saia deste lugar!”

Lembrei-me de Davi, um homem de decisões, que agradou a Deus. Primeiro, por certo, ele matou insetos; depois matou um leão e um urso; então um gigante e por fim matou o próprio medo no seu coração, quando disse: “Não temerei mal nenhum porque Tu [Senhor] estás comigo.” (Salmo 23:4) Davi, por certo, atirou contra aves ou pequenos animais antes de segurar as barbas de um leão e matar um urso. Ele estava se preparando para enfrentar seres maiores, leões maiores, até que um gigante lhe mudou toda a sua história e Davi se tornou um rei destemido. Seja qual for o nome do monstro que está à sua frente, intimidando-o, creia que se você tiver fé, você poderá dizer a ele: “Retira-te e lança-te no mar”, repetindo para ele o que está escrito em Mateus 21:21, e assim será… se você apenas decidir crer. Não espere obter uma grande vitória se você não enfrenta as pequenas batalhas do dia a dia. O que você precisa enfrentar hoje? Esta batalha vale a pena ser conquistada. Não fuja porque os inimigos que você vê hoje nunca mais tornarás a ver.

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 9 - Culpa, livre-se dela!

Romanos 8:1-17, 38-39

Companheira inseparável do MEDO é a CULPA, esta responsável pela maioria dos tormentos e temores que possuímos. Ela abre a porta de nossa vulnerabilidade, e achamos que não temos direito a nada se não vivermos nos escondendo. Quantos fantasmas são alimentados na mente pela intimidação ardilosa dos tentáculos da CULPA. Até que você decida crer que culpa tem remédio, tem antídoto, Jesus criou a vacina contra a culpa ali na cruz: quando Ele morreu no meu e no seu lugar, aliviou-nos de uma vez por todas do mal que ela nos causava. Tome posse desta verdade!

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 10 - A complacência não é um defeito é uma decisão

1 Pedro 1:13

Quando me dediquei a estudar a respeito do que a Bíblia diz sobre a mente humana, tive uma experiência edificante, que compartilho com você. Lembro-me de certa vez meu marido e eu estarmos hospedados em um hotel e, ao observarmos a beleza de sua fachada, o tamanho e o peso de suas portas antigas, senti que o Espírito Santo começou a me falar algo muito interessante. Ele me perguntou se eu gostaria de saber qual seria o hotel mais caro do mundo! Então respondi que gostaria muito de saber que hotel era esse e imaginei aqueles imensos hotéis do Oriente Médio, hotéis em Dubai, cobertos de ouro em seu interior. Lembrei-me de algumas reportagens a que havia assistido, nas quais vi imagens daqueles edifícios. Então o Espírito Santo continuou a falar comigo e entendi que o hotel mais precioso do mundo é a minha mente!

Quem já não passou um tempo hospedado em algum hotel? Se você ainda não teve essa experiência, saiba que existem regras e protocolos para que essa hospedagem se realize. Todo hotel possui uma entrada e uma recepção na qual alguém intercepta os visitantes que chegam com o objetivo de identificá-los: o acesso ao hotel só é concedido mediante essa identificação. A ninguém é permitida a entrada sem que se identifique. Já estivemos em hotéis nos quais fizemos nossas reservas, pagamos antecipadamente pela estadia e, poderíamos assim imaginar, ao chegarmos ao local deveríamos ter o direito de entrar pela porta principal com as bagagens e anunciar a quem nos recebesse: “Leve-nos até o nosso quarto! Nós o vimos no folheto, o escolhemos e fizemos tudo o que era necessário para obtê-lo. Agora queremos usufruí-lo.” No entanto, o ingresso num hotel não é tão simples assim: há um balcão à entrada e ali um funcionário pedindo para examinar toda a nossa documentação, nome, origem; querendo saber quanto tempo pretendemos ficar. Claro: se há administração, há responsabilidade. E se há responsabilidade não pode haver concessões. Então por que você não reconhece ou não nomeia os pensamentos que diariamente se aproximam de você, alguns com a intenção de ficar morando na sua mente?

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 11 - De prontidão

Efésios 6:13-18

O Espírito Santo também me ensinou outra coisa: não reclame daquilo que você consegue tolerar! Portanto, se você tolera alguma coisa, não reclame disso! Preste atenção, porque estou passando para você um recado precioso que o Senhor colocou no meu coração. Ele abençoou minha vida quando me falou a respeito disso. Nesses hotéis luxuosos de que falei, existem também muitos guardas ou vigias tomando conta para que nenhum intruso ultrapasse a porta de entrada sem autorização. Com isso, o Espírito Santo também estava me dizendo que o hotel mais cobiçado do mundo encontrava-se repleto de gente porque os que ali entraram encontraram as portas abertas. Não havia ninguém no balcão da recepção do hotel perguntando: “Quem é você? Onde estão seus documentos? Quantos dias pretende ficar?” O Espírito Santo estava me dizendo que hóspedes desautorizados estavam entrando e fazendo o que queriam no hotel porque lá não havia vigilância nem administração! Há pensamentos que entram no hotel da sua mente aos quais você deveria perguntar quando foi que eles chegaram. O pânico, a tristeza, o desejo de morrer: quando eles chegaram? Você consegue se lembrar? Quando foi que eles tomaram o lugar mais precioso da face da Terra, que é a sua mente?

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 12 - Hóspedes indesejáveis

Lamentações 3:21

A mídia trabalha exclusivamente para conquistar uma coisa: a mente do ser humano. Se todas aquelas propagandas conseguirem conquistar o seu pensamento, terão valido a pena as investidas para esse fim. Às vezes percebemos quando pensamentos que mudaram nossa atitude chegaram. Quando a tristeza entrou? Quando o medo de morrer entrou? Por que não estávamos no balcão da recepção do hotel para perguntar a cada hóspede: “O que você veio fazer aqui?” O livro de Eclesiastes diz que devo trazer à memória o que pode me dar esperança. Saiba que o hotel da sua mente foi construído para receber todas aquelas memórias que têm o poder de lhe dar esperança. O hotel da sua mente deveria ser um lugar para abrigar somente esperança, para impulsionar você a dirigir-se com velocidade para lugares ainda não conquistados. Você pode até cantar, saltar, mas se o hotel da sua mente estiver cheio de hóspedes indesejáveis, não haverá vitórias. Você gostaria de ser mais vigilante à porta do hotel mais caro do mundo? Esta é uma posição espiritual que todo cristão deve ocupar.

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 13 - Determinado a vencer

Juízes 1:4-7

Judá estava determinado a tirar aqueles inimigos da sua terra, pois eles estavam tomando posse da terra que Deus havia prometido à sua tribo. Então os homens de Judá capturaram o principal deles, cortaram os polegares de suas mãos e pés. Pode ser que você esteja impactado com essa cena, e talvez diga em seu coração: “Quanta violência!” Mas aguarde pelo próximo versículo porque você entenderá: “Então, disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, a quem haviam sido cortados os polegares das mãos e dos pés, apanhavam migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E o levaram a Jerusalém, e morreu ali.” (Juízes 1:7) Gostaria de explicar o que é narrado nesse texto. A tribo de Judá havia saído com ousadia para conquistar a terra que lhe pertencia: a terra prometida. Ao encontrar o primeiro povo inimigo, os homens da tribo pegaram seu general, arrancaram os seus polegares das mãos e dos pés, e, quando o prenderam, ele disse: “É… debaixo da minha mesa também estavam comendo migalhas setenta reis a quem eu havia tirado os polegares das mãos e dos pés.” Você sabe o que significa retirar os polegares das mãos e dos pés? Significa impedir alguém de usar a sua arma, impedir alguém de correr e de avançar na guerra. Não preserve na sua terra alguém que já destruiu até reis.

Já vi pessoas que foram derrubadas por terem deixado permanecer em suas mentes pensamentos de depressão, e faço uma pergunta a você: você acha que também não seria derrubado se deixasse permanecer com você os mesmos pensamentos? Pode ser que infidelidade e imoralidade estejam tentando destruir sua fé, seu ânimo, sua saúde, sua alegria, sua esperança também, até porque já destruíram outros que andavam ao seu redor. Não seja condescendente com esses pensamentos quando eles chegarem até você, não seja passivo quando eles vierem. Não mantenha dentro de você, da sua casa, do seu hotel aquilo que já destruiu pessoas talvez até mais fortes do que você! Faça como Judá, que não foi complacente e destruiu o general que já havia destruído muitos reis.

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 14 - Até quando?

Jeremias 4:14

Existem pensamentos irredutíveis que entraram e disseram que iriam ficar dentro da sua mente; que traçaram um plano talvez até de acabar com alguma coisa, com um plano seu. Do tipo que leva você a dizer para si mesmo: “Basta eu crer em Deus e sei que Ele fará, mas sabe de uma coisa… eu decido desistir! Talvez se orasse mais, talvez se declarasse mais, talvez se buscasse mais a Deus… mas não consigo… vou desistir!” Jerusalém estava ouvindo muitas palavras de fé, muitas promessas boas de serem ouvidas, mas Deus lhe perguntou: “Até quando hospedarás contigo os teus maus pensamentos?” A sua mente é um lugar onde você irá abrigar as melhores e mais preciosas palavras e mensagens de Deus; a sua mente é o que lhe dá forças para prosseguir. Cuide dela!

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 15 - Minha mente como um jardim

1Pedro 5:8-9

Você é o único responsável por ouvir, como Adão ouviu do próprio Deus: “Lavra e cultiva essa terra”. A ordem que Adão recebeu no jardim de Deus foi exatamente essa, pois o próprio Deus o havia colocado lá para que ele cultivasse, lavrasse e guardasse a terra. E tal como o Jardim do Éden, sua mente deve ser cultivada, guardada e lavrada — só então ela produzirá bons frutos. Você sabe o que é cultivar? Sabe o que é lavrar? E guardar alguma coisa, você sabe o que é? Guardar é dizer a um intruso: “Estou vigiando este lugar, não vou deixar que você entre”. É quando um sentimento estranho está pedindo para entrar, porém você não lhe concede essa permissão, pois você decidiu trazer à memória somente aquilo que pode lhe dar esperança. Cultivar é todos os dias tirar aquelas ervas daninhas que nascem próximas a alguma planta que você plantou. Limpar o lixo que fica próximo a alguma semente que você plantou é cultivar! Cultivar é estar sempre olhando lá dentro do jardim e retirando tudo aquilo que não foi plantado, coisas que nasceram e estão crescendo, tirando a vida do que pertence a você.

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 16 - A terra em paz

Filipenses 4:7-9

Você pensa em sua mente: “Estou cheio de desejo de vingança”. Nesse momento, o Espírito Santo pergunta a você: “Quando foi que esse hóspede se hospedou no seu hotel?” E diz: “Parece que ele entrou com vontade de ficar!” Se você, porém, está cultivando o jardim, você irá lá para frente dele e dirá a si mesmo: “Esse pensamento não é meu. Posso identificá-lo diariamente andando por aqui, mas ele não é meu, precisa sair. Não preciso mantê-lo. Se ele não é verdadeiro, se não é respeitável, justo, puro, amável, se não é de boa fama, e se não tem nenhuma virtude, nem motivo de alguém louvá-lo, eu desautorizo a sua permanência aqui.” A Bíblia diz que quando o povo de Deus entrou naquelas cidades, derrubou gigantes, tirou o povo intruso que estava ali e as assumiu. E aquela terra ficou em paz por muitos anos. Paz é oposto de medo, paz é a expressão da sua confiança em Jesus. Quem não deseja paz? Pois saiba que Ele já te deu a paz perfeita e verdadeira: “a minha paz vos dou…” (João 14:27)

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 17 - Aqui não

Lucas 15: 8-10

Você sabe o que é uma mente normal? Uma mente normal é uma mente em paz! É uma mente que, mesmo sabendo do sofrimento, diz: “Tenho certeza de que as coisas estão debaixo do controle do meu Deus; tenho certeza de que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, tenho fé que haverá vitória, tenho fé que coisas vão acontecer!” Ansiedade, preocupação, ódio, ira, vingança, tristeza, solidão, depressão, imoralidade fariam tudo para adentrar nesse hotel precioso, fazendo sair de lá as alegrias que Deus lhe deu. No início você tinha alegria, o que foi que a roubou? Então tome uma posição e levante sua guarda para proteger o seu hotel precioso. Em uma das parábolas que Jesus contou, Ele falou sobre uma dona de casa que varre a sua casa, acende a sua luz. Deus está nos chamando para sermos nesse tempo verdadeiras donas de casa! Verdadeiras donas de casa que irão administrar com sabedoria quem deve e quem não deve entrar nessa casa que é a sua mente! Neste tempo a mensagem do Espírito Santo para a pessoa que confia em Deus é: “Tire os intrusos para fora, limpe a bagunça que eles fizeram, tire essa sujeira, passe pano, jogue alguma coisa que limpe esse mau cheiro, e então encontre e comece a viver a vida que Deus tem preparado para você.”

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 18 - Não é natural, esforça-te!

Mateus 11:12

Posso ver pelo semblante de muita gente a força que fazem para viver carregando hóspedes indesejáveis no hotel de suas mentes. Você não conseguirá obter vitórias enquanto tolerar a sua própria derrota. A pessoa sábia sabe exatamente o que quer: ela quer a vontade de Deus para sua vida. A pessoa sábia sabe tomar decisões certas, e diz consigo mesma: “Isso aqui já está na hora de sair, esse desejo estranho, esse medo do que pode acontecer, esse desejo de descrer: está na hora de todos esses sentimentos baterem em retirada!” Você já percebeu isso? Você acorda todos os dias dizendo: “Ah esse dia será um grande dia, esse dia será um dia de vitória?” Para que você acorde declarando isso, você terá que batalhar, porque não vai ser uma coisa natural: você terá que empurrar desânimo e falta de fé para fora, e isso requer esforço. Esses pensamentos não sairão de sua mente só porque você pediu com educação; eles não sairão porque você é delicado ou coisa parecida: eles só sairão quando você liberar uma palavra de ordem para eles. Você terá que ordenar que esses pensamentos deixem seu hotel e convidar a fé e a obediência a Deus para começarem a fazer morada em você.

Deixe-me dizer-lhe uma coisa: eu posso criar qualquer futuro com a fé quando ela chega ao meu interior e começa a se expandir dentro dele: palavras novas surgem como resultado. Eu crio o meu mundo com a minha fé. Você já experimentou trazer para o mundo natural aquilo que você vê com os olhos da fé? Fale.

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 19 - Conformados X Transformados

Romanos 12:1-2

Esse trecho da carta aos Romanos, algo fica muito claro: se o mundo controla nossa maneira de pensar, acabamos nos tornando pessoas conformadas. O texto nos chama a atenção: “Não vos conformeis!” Todo conformado, em outras palavras, está simplesmente sendo manipulado por algo. O conformado, segundo a Bíblia, é aquele que olha o mundo e as situações ao redor como qualquer um olha, andando conforme o fluxo deste mundo. Pessoas que ocupam o mesmo cargo, que exercem as mesmas tarefas, no mesmo setor, na mesma mesa de trabalho por anos, acabam perdendo a vitalidade em suas funções. Deus nos criou para constantemente provarmos de uma renovação da nossa mente. O ser humano foi formado para ser produtivo.

As pessoas sem Deus estão conformadas com o que lhes acontece e lhes é apresentado. Para elas, a mudança das situações ao seu redor é impossível. Esse entendimento é fruto da dureza de seus corações pelo fato de elas não deixarem Deus fazer parte de suas vidas. O diabo se aproveita dessa ausência e as torna resignadas com tudo. Ao contrário, quando deixamos Deus dirigir nossa mente e nossa maneira de pensar, somos chamados de transformados. Deus quer usar nossas ideias transformadoras e para isso nos dá dons e habilidades que se utilizados no nosso dia a dia nos permitirão alcançar a excelência. Há muita gente com a mentalidade errada, dizendo que para Deus devemos dar coisas simples. Porém, a mente de Cristo é uma mente de excelência.

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 20 - Acima da mediocridade

Isaías 55:8-9

A mente de Cristo é a nossa terra prometida — você quer uma razão melhor do que esta para expulsarmos de nossas mentes os pensamentos intrusos que querem nos conformar com a mediocridade? A mente renovada é a mente que experimenta a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. E Jesus conquistou para nós o direito de experimentá-la. Certa vez ganhei uma caixa de bombons e pensei que eles seriam doces demais, então nem os experimentei. Pensei, desvalorizando-os: “Essa marca nem conhecida é!” Porém, uma das minhas filhas começou a comer os bombons sem parar e a cada dia aquela caixa ficava mais vazia. Quando vi aquilo decidi experimentar: pois os bombons eram uma delícia, e o chocolate melhor do que o mais famoso que eu já havia comido. Trazendo essa experiência para o nosso assunto, eu digo a você: Não despreze a vontade de Deus sem experimentá-la!

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 21 - A mente de Cristo

Jeremias 29:11; Salmos 139:8-9

Se você leu o versículo de hoje pode ser alegrar porque Deus tem prazer em compartilhar o que Ele pensa a seu respeito. Mentes conformadas são religiosas e místicas e não conseguem experimentar a novidade de vida que há no Evangelho. Deseje ter uma mente renovada e ser o melhor em tudo o que você faz, ter sabedoria e, acima de tudo, amor de Deus pelas pessoas. Jesus se misturou com todo tipo de pessoas e todas elas foram afetadas pela vontade de Deus para elas. A mente renovada acompanha o que Deus pensa e o que Deus quer.

Com a mente de Cristo, a nossa não será apenas um campo de batalha, mas um território das maiores conquistas. Deus vai colocar em sua mente estratégias para que você chegue ao lugar do seu milagre, da sua cura, do melhor para a sua vida. Pense alto!

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 22 - Com o que alimentar a sua mente?

2 Coríntios 2:16

Essa verdade contida no versículo que você acabou de ler é extremamente importante e não podemos esquecê-la: o cristão tem o direito de ter a mente de Cristo. Isso é algo completamente possível, maravilhoso, mas nos traz uma grande responsabilidade: precisamos zelar por nossa mente, valorizá-la e guarda-la. Ela é uma parte de nós que não pode ser negligenciada. O fato é que não valorizamos nossa mente tanto quanto o fazemos com o nosso corpo. Mesmo que muitos tomem cuidados com sua saúde, frequentem alguma academia, se exercitem, façam dietas e check-ups periódicos, suas mentes normalmente ficam abandonadas à sorte de todo tipo de influência. Mas não devemos ser descuidados com a mente — pelo contrário: é preciso aprender a alimentá-la bem, pois ela é o nosso mundo. Quando estamos em um lugar em que não conhecemos ninguém ou talvez em um país distante, por exemplo, percebemos que nosso mundo é a nossa mente e os pensamentos e recordações são tudo o que temos conosco.

Sua mente pode receber todo tipo de conhecimento, mas é você quem seleciona o que nela permanece, afinal, nós temos o direito de escolher o que deve ficar e o que deve sair de nossas mentes. Dizendo de outro modo: não podemos impedir que muitas informações cheguem até nossas mentes, até porque recebemos informações de muitas fontes, mas podemos decidir se elas ficarão ali para sempre ou não. Isso é ter uma mente renovada, uma mente equilibrada que sabe dizer não e sabe dizer sim. Você decide.

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 23 - Olhos do entendimento abertos

Efésios 1:17-23

Quando colocamos nossa mente sob a direção de Deus, a Sua vontade será enxertada em nossa vida e em nosso entendimento. Porém, como vamos obter algo se não o conhecemos? Não adianta orar pedindo pela vontade de Deus se você não a conhece. Isso resulta em frustrações as quais atribuímos a Deus. Nosso maior problema é que às vezes somos cristãos só no coração. Dizemos: “Jesus é bom, Ele nos dá paz e alegria”, mas não damos lugar a Deus para que Ele entre em nossas mentes. Vivemos de emoções. Por isso é que existem muitas pessoas que, em vez de viverem suas vidas em abundância, estão ansiosas para ir para o céu ou desejosas de que Jesus volte logo: suas emoções e expectativas estão voltadas somente para a vida no céu.

O plano de Deus para nós como igreja é aqui na Terra, testemunhando e vivendo um estilo de vida que proclame o nome de Jesus. Então as vitórias virão. O meu desejo é trazer o céu para a Terra, porque sei que essa é a vontade de Deus. A igreja deve expressar na Terra o céu! Paulo tinha um relacionamento íntimo com Deus, e apesar dos vários erros que cometeu no seu passado, causou muito mais impacto sobre vidas a partir da transformação de sua mente pelo encontro com Deus. Quando os olhos da mente foram abertos, Paulo se tornou producente até em momentos de prisão.

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 24 - Você é o que você pensa

Mateus 9:19-22

Na época de Jesus, a mulher não era nada, mas Ele a valorizou em várias circunstâncias. Em Mateus, capítulo 9, lemos sobre uma delas, a mulher do fluxo de sangue que gastou todo o seu dinheiro em busca de cura. Essa mulher não podia se aproximar das pessoas porque a lei daqueles dias determinava que ela poderia até ser apedrejada caso fizesse isso. No entanto, ela foi curada em razão de uma palavra que alimentou: “Porque dizia consigo mesma: Se eu apenas tocar suas vestes, eu serei curada.” (Mateus 9:21) Quero destacar que aquela mulher foi curada por uma palavra que alimentou. Ela soube que Jesus estava de passagem por ali e disse consigo mesma: “Se eu apenas o tocar, serei curada”. Ela não pensava consigo mesma: “Eu sou uma miserável; estou sozinha; estou com hemorragia e estou morrendo…” Não, ela dizia para si mesma: “Basta tocá-lo e eu serei curada!” Ela teve fé em Deus e, no seu pensamento, criou um modo de chegar ao lugar da cura, ao lugar do milagre. A mulher sabia que Ele tinha poder para curá-la, mas foi a sua mente que criou a expectativa de chegar ao lugar em que Ele estava. Essa é a mentalidade que Deus quer que nós tenhamos. Esteja certo de que o seu tamanho e as circunstâncias que te cercam não tem nada a ver com o que Deus quer fazer na sua vida. Faça como esta mulher de tão grande fé: imagine dando certo, imagine um tempo de abundância.

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 25 - O que ninguém fez

Colossenses 3:2

De acordo com as leis da época de Jesus, uma mulher como a do fluxo de sangue (não sabemos seu nome) não podia se aproximar de ninguém: ela até poderia ser apedrejada, porque a lei assegurava isso, afinal ela sofria de uma hemorragia há 12 anos, sendo por isso considerada imunda e indigna de conviver com as pessoas. Aquela mulher sofria e, no seu íntimo, deveria estar muito desgastada. No entanto, ela estava determinada a se arriscar e os pensamentos que alimentou em sua mente foram mais fortes que o sofrimento e a frustração até então experimentados. Então, quando ela tocou em Jesus, imediatamente recebeu poder: o poder de cura! Em meio à multidão, Jesus perguntou: “Quem me tocou?” E todos começaram a negar que o tivessem feito. Posso até imaginar Pedro dizendo: “Quero saber quem tocou nele, que vai se ver comigo!” Porém, no meio de toda aquela multidão havia alguém especial. Alguém que fez o que ninguém fez. Aquela mulher se aproximou trêmula, talvez até pensando que Jesus a repreenderia, mas não — Ele disse: “Filha, a tua fé te salvou, vai-te em paz”. O que levou aquela mulher a tocar as vestes de Jesus, e, além da cura, receber a sua salvação eterna, foram os pensamentos que ela decidiu alimentar. Que poder têm os seus pensamentos!

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 26 - Situações inesperadas

Tiago 3:10-12; Efésios 4:17-19

Nos momentos de dificuldade, aquilo que você tem alimentado na sua mente será praticado e exposto a todos. Nas ocasiões de pressão todo ser humano mostra quem realmente é. Contaram-me certa vez que um irmão estava em uma reunião, quando, inesperadamente, tomou um choque elétrico. Num impulso, soltou uma palavra obscena. Alguns poderiam dizer: “Foi o susto…” Quero lhe contar, então, como tenho reagido diante de algumas situações inesperadas. Certa vez eu estava em um táxi, no banco do carona, e o sol batia forte na minha vista. Então, para aliviar aquele incômodo, puxei o quebra-sol e um chifre caiu no meu colo! Eu o joguei para o alto e gritei: “Satanás, você está amarrado!” Foi um grito espontâneo: a boca fala do que o coração está cheio. Naquele dia, na autoridade de Jesus Cristo, eu amarrei satanás dentro daquele táxi. O motorista deu um pulo e quase bateu o carro. Ele interrompeu a viagem e me pediu desculpas. Aproveitei para pregar a libertação que Cristo pode trazer ao homem e ele entregou sua vida a Jesus. Se o seu coração está cheio de praga, mentiras, rancor ou palavras obscenas, serão essas as coisas que se manifestarão em momentos como esses. A Bíblia nos exorta a não andar como ignorantes, na inutilidade dos pensamentos e obscurecidos de entendimento, o que os faz cometer todo tipo de impureza. O que não serve para um Filho de Deus, jogue fora!

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 27 - Eu posso porque Deus pode

Romanos 8:37

Você pode pensar que as recomendações de Paulo quanto ao pensar sejam difíceis ou impossíveis de praticar, pois ele próprio mencionou que aquilo que queria fazer ele não fazia. Paulo estava em conflito e é natural que qualquer um de nós, seres humanos, passemos por momentos assim, mas isso não significa que, se você tem um conflito na mente, deva optar pelo pior. É inevitável: sua vida é resultado do que você tem na mente e esse princípio é válido para todos os âmbitos: profissional, acadêmico, social, familiar ou pessoal. Muitas pessoas fazem parte de famílias que desde a infância as tacham com termos pejorativos como: burras, magrelas, quatro-olhos ou gordas. É muito provável que você já tenha recebido algum desses apelidos, mas, se ao invés de aceitá-lo, você passar a nutrir pensamentos como: “Eu posso ser chamado de qualquer coisa por qualquer pessoa, mas vou confiar no Deus da minha salvação. Eu tenho a mente de Cristo. Eu sou mais do que vencedor em Cristo Jesus. Eu vou me preparar para a vitória que me há de vir.”, você estará se apresentando como um conquistador das bênçãos do Senhor.

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 28 - Mude o seu modo de falar

Romanos 4:17-18

Estes versículos que lemos em Romanos 4 se referem ao pai da fé, chamado Abraão, que, por crer, tornou-se pai de muitas nações e se cumpriu nele tudo o que Deus havia lhe falado. Na passagem que lemos, temos um esclarecimento muito poderoso: servimos a um Deus que vivifica os mortos, ou seja, que dá vida ao que está morto. O Seu poder faz ressuscitar e vivificar coisas que já chegaram ao fim, como também chama à existência coisas que ainda não existem. Abraão viveu esse tipo de fé. Só podemos chamar uma coisa à existência quando falamos, ou seja, quando a verbalizamos. Se vamos chamar algo à existência, terá que haver uma voz, alguém terá que falar.

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 29 - Fé para falar

Hebreus 11:1-3

O versículo 3 de Hebreus 11 nos diz que pela fé, entendemos que foi o universo formado pela Palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir: como é isso? Alguém teve que falar, e falar a Palavra de Deus. O visível veio a existir das coisas que não aparecem — em outras palavras, o visível veio a acontecer porque alguém falou! “Disse Deus: Haja luz; e houve luz.” (Gênesis 1:3). Deus fala e as coisas entram em ordem; as coisas acontecem porque Deus fala. Então concluo que coisas não acontecem em nossas vidas porque não falamos! Deus construiu o universo falando. Pela fé o universo foi formado e pela palavra que saiu da boca de Deus. O que Deus usou para criar o mundo? Ele usou palavras. Como as palavras são poderosas! Deus falou a respeito de tudo aquilo que Ele viu. Tudo o que Deus sentiu, expressou. Portanto, você precisa ter fé para falar sobre tudo o que você vê pelos olhos do seu pensamento.

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 30 - Palavras vem do pensamento

2 Coríntios 4:13

Se você olhar para uma situação com olhos naturais, você não obterá êxito ao orar sobre ela; porém, se você declarar em sua mente que Jesus já conquistou na cruz a vitória sobre todas as coisas, você então terá fé para ver o milagre. Palavras são produzidas a partir do pensamento. E palavra é comunicação. Você só comunica algo que já está sendo formado dentro de você. A fé age da mesma maneira. Fé é a certeza de coisas que você espera no seu coração. Viver com Deus é ter uma relação de pai e filho. Apesar das dificuldades e dos problemas, é expressar confiança, é ter um destino. Fé é você sonhar e ver que o seu Deus pode trazer à existência os seus sonhos. Para algumas pessoas, Deus é um deus de “apagar fogo” o tempo todo, um deus “bombeiro”, porque a fé dessas pessoas só entra em ação quando elas creem que Deus as livrará de apuros

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 31 - A fé criativa (que cria)

2 Reis 5:1-14

Uma menina se voltou para a mulher de Naamã e lhe falou sobre o Deus de Israel, dizendo-lhe que Ele era poderoso para curar qualquer enfermidade. Há situações em que não adianta você falar que está orando pela pessoa. As pessoas não estão interessadas em saber se você está orando por elas. As pessoas querem ver resultados; elas querem soluções para os seus problemas. Essa menina, que era escrava na casa de Naamã — um capitão do exército do rei da Síria que estava doente —, disse para a esposa dele que conhecia um homem de Deus que podia curá-lo completamente da lepra. A menina liberou a palavra e falou que se Naamã fosse ao encontro do profeta Eliseu, ele seria totalmente curado. Então, a partir dessa informação, se iniciou o processo de cura de Naamã. Muita gente só tem aparência de crente, mas da sua boca não sai uma única palavra de Deus o dia todo. Você quer ter uma fé criativa? Então fale! A fé criativa está diretamente ligada à palavra.

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 32 - Fé é ação

2 Reis 5:15

Entendemos que a palavra de fé de uma escrava levou o comandante de um exército a reconhecer a existência de um único Deus, o Deus todo poderoso. Imagine o impacto causado pela fé declarada daquela menina. Deus colocará situações à sua frente diante das quais você irá declarar a palavra de Deus. Não ouça o que o diabo diz na sua mente. Não escute a voz do diabo. Ouça a voz de Deus e declare o que já está escrito. Lembre que onde existe insegurança a fé não produz obras — a sua fé deve produzir obras; a sua fé deve produzir ação.

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 33 - Louvor, ao invés de murmuração

Mateus 18:19

Você sabe por que há pessoas que dão voltas no mesmo lugar em suas vidas? Porque elas não sabem abrir suas bocas e declarar a Palavra de Deus conforme Ele nos ensina a fazer. No deserto, o povo de Israel ficou quarenta anos dando voltas no mesmo lugar porque só tinha em sua boca palavras de insatisfação. Em lugar de louvar e se admirar pela provisão de roupa e de alimento que recebia diretamente de Deus, o murmúrio que saía de suas bocas era o de reclamação pelo que lhes faltava e de incredulidade sobre o que viria. Existem pessoas que não querem mudar — elas falam que “nasceram assim” e que serão “sempre assim”. Porém, esse é o retrato de alguém que não quer ser controlado pelo Espírito Santo de Deus. Deus pode mudar qualquer pessoa, basta apenas que ela queira! O que você fala de si mesmo é perigoso. Se você diz “eu não posso, eu não consigo”, essa mesma palavra dominará sua vida.

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 34 - Fale para o seu problema

Provérbios 23:7

A  Palavra está dizendo que o homem é aquilo que ele pensa que é. Vou repetir: o homem é aquilo que pensa que é. Isso é muito sério. Significa que aquilo que você declarar sobre a sua vida, assim sucederá. Faça como Davi: agradeça a Deus por Golias, pois ele fará parte do seu sucesso. Deixe que as suas palavras construam você mesmo. Portanto, em lugar de ouvir o seu problema, fale para o seu problema qual é a sua fé.

Há tempo para tudo: tempo para orar, tempo para jejuar, mas também há tempo para declarar, e a sua fé só pode se expressar quando você abre a sua boca e fala. A chave para a vida é pensar e falar. Satanás tenta travar a mente e a fala: você já observou isso?

Deus falou a Moisés que mandasse o mar se abrir. Quem abriu o mar foi Deus, mas primeiro Moisés devia declarar a palavra de Deus. Você quer benção na sua vida? Então aprenda a usar a sua boca, aprenda a falar de si próprio. Olhe-se no espelho e diga a si mesmo que você é um homem ou uma mulher fiel. O que você fala a seu próprio respeito vai se concretizar na sua vida.

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 35 - Você tem uma ideia?

Apocalipse 12:11

A primeira condição de eles terem vencido o sistema do mundo e o diabo foi o sangue do Cordeiro, e a segunda foi a Palavra do testemunho. As palavras que saem da nossa boca não voltam vazias, porque quando você disser a palavra de Deus, o próprio Deus fará com que aquilo que você declarou aconteça. O impedimento para as coisas acontecerem está dentro da nossa mente. O nosso maior gigante também. Porém, nossa mente não é só campo de batalha, mas também um grande território de conquistas. O que está em sua mente nunca será nada até vir para fora em forma de palavras. Você pode ter na mente coisas lindas e muito grandes, mas, se elas não se transformarem em palavras, permanecerão apenas como ideias. Palavras não faladas são apenas ideias!

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 36 - Fé maior

1 João 5:4-5

Você pode ser aquilo que Deus disse que você seria. Se você deseja que aconteçam grandes maravilhas em sua vida, mude rapidamente o seu modo de falar. Nós não somos deste mundo, pois temos o Espírito Santo de Deus. Somos testemunhas e por isso a nossa boca deve falar aquilo que o mundo está esperando para ouvir. A sua visão nunca será eficaz enquanto você não falar. A Bíblia nos desafia a provar a Deus, e não é só nos dízimos. Prove o Senhor, prove-O em fé, prove dEle. Deus fez você da maneira exata. Embora você não entenda algumas coisas que lhe acontecem, a partir de hoje Deus lhe dá condição de reverter esse quadro. Peça a Deus uma fé maior. Passe a declarar palavras de fé a seu respeito. Tome uma decisão de se levantar contra toda palavra que o diabo falou sobre a sua vida e dê ouvidos somente e unicamente à Palavra dAquele que lhe criou. Você é mais que vencedor e foi Ele quem disse isso. Nunca aceite menos do que Jesus já te deu.

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 37 - Substituição: a chave da mente vitoriosa

Isaías 53:4-5

A palavra substituição pode soar desagradável para quem a ouve. E a expressão “Você será substituído” faz qualquer um estremecer, pois carrega a ideia de que você é inadequado, de que está sendo rejeitado, desprezado e por isso será substituído. Porém, descobri que todos nós somos carentes de substituição. O obediente substituindo o desobediente; o fiel substituindo o infiel; o responsável substituindo o irresponsável. Parecia impossível, mas era o que Deus havia realizado através de Jesus: SUBSTITUIÇÃO. Os créditos de Jesus foram contabilizados na minha conta, então agora eu estava justa o suficiente para olhar nos olhos de quem eu mais desejava agradar: o Deus que é JUSTO.

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 38 - O meu substituto

Romanos 5:1-2

Pensamentos melhores do que os meus estavam à minha disposição agora, pensamentos mais altos. Eram os pensamentos de Cristo que passaram a chegar. Cristo e eu estávamos no mesmo lugar: Ele sentou na minha cadeira e recebeu a sentença das minhas irresponsabilidades. Eu sentei na Sua cadeira, juntamente com ele, nos lugares celestiais, depois de terminada a Sua obra por mim. O homem natural pode tentar pensar positivamente e manter esses “bons” pensamentos durante certo período. Mas logo chegará à conclusão de que precisa de uma fonte dentro de si que continue produzindo pensamentos mais elevados. Jesus disse: “Aquele que crê em mim do seu interior fluirão rios de água viva.” Sim: todos nós precisamos substituir as nossas cisternas sem água pela fonte de água viva da qual Jesus falou.

De uma forma inexplicável, a fé põe em ação as promessas de Deus, entre elas a de que nos daria “juntamente com Cristo todas as outras coisas”. (Romanos 8:32) Tudo de que necessitamos Deus nos deu ao nos entregar o principal: o SUBSTITUTO JESUS. Vitória sobre os inimigos cheios de enganos Ele já nos deu. Paz para a nossa mente que só conhecia o tormento da culpa Ele já nos deu. Tome posse de tudo que você precisa e torne melhor o mundo ao seu redor. Afinal, Deus colocou tesouros inestimáveis diante de nós. A ignorância é a causa de toda destruição. A ignorância a respeito da nossa herança é a causa da nossa pobreza de mente. Abra a janela do seu coração e grite de lá: EU FUI SUBSTITUÍDO POR JESUS!!! Seja qual for o inimigo à sua frente, ele cairá; afinal, como alguém se levantará contra o amigo de Deus? Essa é a mensagem que nos dá poder para dormir em paz: FOMOS RECONCILIADOS COM DEUS! Por este motivo é que as pessoas se atiravam aos pés de Jesus com lágrimas de gratidão. ELE É O NOSSO SUBSTITUTO!

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 39 - O reconciliador

Romanos 5:7-8; 10

É a vida vitoriosa de Jesus em nós e as suas palavras de vida que produzirão em nós as maiores transformações. Sejam quais forem as irresponsabilidades da sua vida, ouça: VOCE FOI RECONCILIADO COM DEUS! Como? Foi Jesus quem fez toda a obra, sem a nossa participação. Sozinho, naquela cruz, Jesus levou a surra pelos meus “copos quebrados” (lembra?) — e não somente pelos meus, mas pelos de toda a humanidade, porque Deus queria reconciliar-se conosco. Queria dar-nos a prova de que a justificação não era obra nossa, mas dEle. Consigo ver o medo dando passos pra trás enquanto você aponta em sua direção a Palavra de Deus, que diz: “Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo […]” (2 Coríntios 2:14). Você tem medo de quê, se Cristo sempre nos conduz em triunfo?

 

Compartilhe com quem você ama ♡

Dia 40 - Desligue esse barulho!

2 Coríntios 5:17

Substitua o antigo disco arranhado, que sempre repete as mesmas palavras de engano e que insiste em tocar diariamente em você. Levante-se e desligue esse barulho. Mude o som que está na sua cabeça e viva em paz sabendo que “[…] se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas [e os antigos pensamentos] já passaram; eis que se fizeram novas.” (II Coríntios 5:17) São essas as palavras que estão na mente de Cristo. Deixe que elas fluam através da sua mente a cada dia, e que Suas promessas permaneçam e afugentem toda voz estranha e ameaçadora. Deixe que Jesus seja o Senhor e hóspede mais ilustre do hotel da sua mente.

 

Compartilhe com quem você ama ♡